Escola, trabalho, família, cursos... a rotina de vida de quem mora em grandes cidades (hoje, nas pequenas também) é difícil. Algumas vezes, é impossível chegar na hora correta do treino e nós ficamos sem saber o que fazer quando isso acontece. Cada dojo pode ter sua própria etiqueta em relação a atrasos - alguns toleram 10 minutos, outros mais, outros menos, outros não toleram - mas algumas dicas gerais ajudam na maioria dos casos:

O início da aula é uma etapa muito importante
- realizar qualquer atividade física sem alongamento e um bom aquecimento traz riscos à saúde com danos de curto e longo prazo, as dores do dia seguinte não são a pior parte do problema.


Seja discreto - vá diretamente ao vestiário e troque a roupa o mais rápido que puder. O melhor é não parar na secretaria, mesa de chá ou local de convivência para conversar ou cumprimentar outros alunos. O local de treino pode ser perto e ser atrapalhado pelas vozes justamente numa hora em que todos estão tentando esquecer o lado de fora.

Observe a etiqueta do dojo - na maioria dos locais você deve se dirigir até a extremidade do tatame, esperar que o sensei ou intrutor perceba sua presença e dizer "onegaishimasu", fazendo o zarei e, ao receber permissão, comece imediatamente a treinar.

Evite interromper o ritmo - cada treino tem uma dinâmica específica, o sensei ou instrutor planeja cada etapa para que os alunos cheguem em conjunto onde ele deseja naquele dia. Quando alguém chega depois do início já está em desarmonia com o resto da turma e pode ser difícil alcançá-la. Tudo pode piorar com perguntas que já foram feitas ou quebrando a concentração no treino que os outros já conseguiram.

Mantenha o sensei informado - converse sempre com seu sensei sobre alguma dificuldade com os horários. Só assim ele pode saber, por exemplo, que metade dos seus alunos não conseguem chegar ao dojo numa determinada hora porque o trânsito ficou mais complicado;

Só chegue atrasado se for realmente inevitável
- imprevistos acontecem e seu sensei sabe disso mas, quando o atraso é uma rotina, isso demonstra desrespeito com ele e o resto dos alunos. Às vezes, o horário de sair de casa não é mais adequado como era antes...


NOTA: o texto é inspirado no manual da primeira aula e muitas dessas situações são parte da minha própria experiência. Se você tem alguma outra dica ou gostaria de contar como é no seu dojo, deixe um comentário ou envie um e-mail (onegaishimasu.blog@gmail.com).

Comments (0)