O sistema de graduação do aikido é basicamente o mesmo das artes marciais tradicionais, em que os praticantes são classificados em mudanshas e yudanshas. Os mudanshas são graduados em cinco kyus e após atingir o primeiro kyu, o aluno pode ser promovido a shodan (primeiro grau de yudansha). Por definição, o doshu não possui graduação e atualmente, existem yudanshas de até 8o grau. Cada organização possui seu próprio sistema de promoção mas o mais comum é que os alunos sejam graduados segundo um dos critérios abaixo:

1) Exame - segundo um currículo preestabelecido, o aluno executa algumas técnicas apresentando-se a uma banca de avaliação.

2) Mérito - o aluno é avaliado por seu progresso, tempo de prática, importância ou outro critério subjetivo.
3) Misto - promoção por mérito e exame.

Em todo o mundo existem alguns sistemas diferentes para identificar mudanshas e yudanshas, que se referem basicamente às cores do obi (faixa) e ao uso ou não do hakama. Na grande maioria dos casos, yudanshas utilizam a faixa preta e hakama, embora algumas pouquíssimas pessoas adotem o uso da faixa branca. Já os kyus podem ser diferenciados pelo uso das faixas brancas ou coloridas, cujo padrão mais comum (existem outros) é mostrado abaixo. Já o
uso do hakama por mudanshas é o mais variado possível.


5o kyu - amarelo

4o kyu - roxo

3o kyu - verde

2o kyu - azul

1o kyu - marrom

dan - preto

Para crianças, na maioria das organizações onde há faixas coloridas, há outro padrão de cores e graduações e ,depois de determinada idade, elas passam a integrar o sistema dos adultos. Como curiosidade, em um seminário onde havia aikidocas do estilo aikikai de quase toda a América, só pude observar kyus com faixas coloridas do Brasil e do Equador. A maior parte usava faixas brancas e hakama só para os faixas pretas.

Comments (0)